A cada passo que damos, deixamos nossa marca do mundo. Podendo umas ser menores que as outras, depende da pessoa a ser comparada. Podemos perceber que ao andarmos na areia sem precebemos o caminho e rapidamente, nossas pegadas são mais visíveis do chão de areia. Já se andarmos atentos ao caminho e andando lentamente, nossa marca será mais suave. Assim é a "Pegada Ecologica", quando cuidamos do nosso ambiente sustentável, nossa marca será menor, e nossa ajuda a Terra será muito importante.
O alto uso de recursos naturais, consumo exagerado, degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados, são marcas deixadas por uma sociedade que ainda com os tempos atuais, está distante da Natureza. Esta mesma sociedade, deve se preocupar com seu habitat. Devemos considerar os outros seres vivos que dividem o espaço conosco e preocuparmos com as gerações que ainda viram. O planeta é apenas um.
Para compor a Pegada Ecologica, foi preciso ser estudado diversos tipos de territórios produtivos, como a agrícola, oceano, florestas entre outros. Junto com as diversas formas de consumo do mundo, alimentação, transporte, servisos entre outros. O calculo para saber a pegada de uma pessoa, sociedade ou até mesmo país corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar necessárias para gerar bens, produtos e servisos. Na composição da pegada, é nessessario calcural as terras bioprodutivas, os mares bioprodutivos, terras de energias, terras construidas e terras de biodiversidades.
Ao calcular minha Pegada Ecologica (imagem acima), a preocupação surgiu quando o resultado foi publicado. Se todos vivessem como eu, seria necessária uma capacidade de regeneração de 1.1 planetas por ano. Ao comparar minha pegada, a conclusão foi de 1.9 hectares de área bioprodutiva do planeta Terra para sustentar meu estilo de vida. E por fim, a maior área da minha Pegada foi a alimentação, após minha moradia, transporte e bens por fim.
Após, explorei o resultado do meu calculo. No fim deu 1.4 hectares globais, sendo necessário 0.8 planetas por ano se todas as pessoas vivessem como eu. Pode ter sido pouco a diferença, porém ao reduzir um pouco pelo menos, ja ajudamos bastante nosso planeta. É só reduzir o consumo de eletrodomésticos, reciclar papéis e vidros, mudar as lampadas de casa para as econômicas e cuidar-mos de nosso mundo.
Com toda certeza, após saber mais sobre a pegada ecológica, mudarei meu cotidiano, assim também, imformando a todos ao meu redor como é facil cuidarmos do nosso futuro. Eu sou apenas uma pessoa, porém nós juntos já somos duas, duas pessoas que moram em apenas um planeta. Vamos chamar as pessoas para ajudar e nos preocupar. Nosso mundo precisa de nós!

Nenhum comentário:
Postar um comentário